Açaí engorda? Saiba quantas calorias há na sua tigela

O açaí é um dos queridinhos do verão. Consumido em forma de sucos, vitaminas ou em tigelas, ele aparece em mil variações com leite em pó, xarope, mel, morango ou banana. As propriedades nutricionais e a quantidade de calorias variam de acordo com as múltiplas combinações.

Originário da Região Norte do Brasil, o açaí é considerado um alimento supernutritivo por ser excelente fonte de vitaminas E, A e D, entre outras. Também contém fibras, cálcio, magnésio e potássio, e possui efeito antioxidante. Ganhou a fama – injusta – de ser um alimento altamente calórico. Contudo, se o açaí for puro, 100 g têm aproximadamente 60 calorias. Funciona como um excelente pré-treino, pois dá energia e sensação de saciedade.

O problema são as múltiplas misturas. Quando transformado em polpa, o valor calórico do açaí pode triplicar devido ao xarope de guaraná e/ou ao acréscimo de frutas. Em sua forma natural, ele possui somente o açúcar da fruta. Já o açaí batido na tigela, como é frequentemente vendido, possui em sua composição ingredientes como açúcar, xarope de guaraná ou xarope de milho.

Em alguns lugares, o açaí ainda é acrescido de toppings, como leite em pó, paçoca, granola ou leite condensado. Uma tigela de mais ou menos 500 g com banana e xarope de guaraná, por exemplo, tem aproximadamente 700 calorias. Caso haja o acréscimo de castanha ou granola, o valor calórico pode saltar para quase mil calorias.

Fonte: Metropoles
Author: Paula Filizola

Comentários estão bloqueados.