Como meditar? Guia completo de meditação para iniciantes

O caos presente na vida não é sempre tão fácil de se lidar. Para conseguir lidar com tudo isso, primeiramente é necessário lidar com o nosso interior e meditar pode ser uma peça-chave para isso. Isso porque a meditação é um caminho, para se conhecer melhor, lidar com uma mente frenética e buscar tranquilidade.

Não é atoa que em uma busca rápida pela internet, você poderá encontrar várias pessoas que saem em defesa da meditação. Segundo especialistas, ela traz inúmeros benefícios para a vida de cada um.

Muita gente tem interesse em começar a praticar a meditação, porém, não sabe como. Você é uma delas? O Segredos do Mundo vai te ajudar, te mostrando como começar.

Confira como começar a meditar se você ainda é um iniciante

Preparação – parte 1

A meditação tem o poder de trazer relaxamento e descanso, nos afastando do caos do dia a dia. Por isso, não importa por qual motivo quer começar a meditar, deve ter em mente sua essência: se desligar do mundo e se conectar consigo mesmo. Tenha em mente o motivo que o fez tomar a decisão de começar, e busque isso mentalmente.

Você vai precisar do lugar ideal, longe de distrações como TV, celular e computadores. Busque um lugar silencioso, aonde esteja sozinho. Uma vela aromática, um buquê de flores e um incenso ajudam a incrementar a experiência da meditação.Diminua ou apague as luzes para se concentrar com mais facilidade.

Você também vai precisar de uma zafus, uma almofada circular que lhe permitirá sentar no chão para meditar. Se não tiver uma zafus, pegue uma almofada para ficar confortável. Mantenha sua postura ereta, sentado sobre suas pernas. Se as costas doerem, ache um apoio para as costas.

Preparação – parte 2

Nada de roupas apertadas, você precisa de roupas confortáveis. Talvez as roupas que usa para dormir podem funcionar perfeitamente. Quando estiver completamente confortável, está na hora de se acalmar e começar a respirar mais pausadamente.

Pode ser difícil se concentrar no começo até encontrar um estado de espírito apropriado. No início, só medite quando já estiver relaxado, Antes de começar, faça tudo o que precisar como um lanche se estiver com fome,  banheiro e assim por diante.

Mantenha um alarme por perto, para ter certeza que a prática dure o período suficiente. Não interrompa a concentração para olhar as horas. Coloque um alarme com o período que quiser para meditar (que fica a seu critério).

Meditando – parte 1

Para começar, sente-se na almofada com a coluna reta. Arrume a postura e comece a se concentrar na respiração e na inspiração, conscientemente. Fique o mais reto que conseguir. É muito importante é que a postura permaneça reta.

Deixe as mãos livres. Não se sinta na obrigação de colocar as mãos sobre os joelhos enquanto medita, deixe-as aonde sentir melhor. Seja com elas no colo,  soltas ao lado do corpo, simplesmente escolha a posição que permita esvaziar a mente e se concentrar na respiração.

Agora incline o queixo para baixo, não importando se está com os olhos abertos ou fechados enquanto medita, isso também fica a seu critério. Inclinar a cabeça ajuda a abrir o peito e facilita a respiração.

Meditando – parte 2

Programe o alarme com o tempo que deseja meditar. Comece aos poucos, com sessões de 3 a 5 minutos, e vá aumentando até chegar a um período de meia hora ou até mais. Não pressione o maxilar, relaxando os músculos da cara. De preferência, deixe a boca aberta.

Agora concentre-se na respiração. Quando fizer isso, mantenha uma respiração consciente de si. Isso irá afastar as experiências do mundo, do dia a dia. Concentre-se na respiração da maneira mais confortável para você.

Para terminarmos, não se cobre em excesso. Não se censure, deixe sua voz interior falar até que se cale naturalmente. Não espere que a prática mude do dia para a noite. A atenção plena leva um tempo para começar a exercer influência. Medite todos os dias por pelo menos alguns minutos, aumentando as sessões sempre que possível.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 8 posturas de yoga que ajudam a aumentar a fertilidade da mulher

Fonte: Wiki How

Imagem: Cris Pitanga Catraca Livre Correio Metrópoles Holos, Centro de Dharma

O post Como meditar? Guia completo de meditação para iniciantes apareceu primeiro em Segredos do Mundo.

Fonte: Amenteemaravilhosa / Tudointeressante/ Gadoo / segredosdomundo.r7
Author: Toni Nascimento

Comentários estão bloqueados.