Conheça os benefícios de incluir o abacate na dieta

O abacate certamente figura na lista dos alimentos saudáveis mais comentados do momento. Ele é o queridinho das dietas low carb, além de ajudar a hidratar a pele e os cabelos, melhorar a circulação sanguínea e o controle do colesterol. Pode parecer exagero, mas os benefícios de incluí-lo na alimentação são vários. A fruta contém gorduras saudáveis como o ômega 3 e é riquíssima em fibras, vitaminas (E, B1, B2, B6 e D) e minerais como potássio, magnésio, sódio, fósforo e cálcio.

Os níveis elevados de potássio no abacate ajudam na redução da pressão arterial. Isso contribui diretamente para minimizar os riscos de doenças cardiovasculares. Contém uma quantidade substancial de bioativos que podem levar à redução do colesterol total. Pesquisa realizada no México com 45 voluntários apontou uma redução de 17% no colesterol das pessoas que consumiram abacate pelo menos uma vez por semana.

A comprovação foi feita também em estudo realizado na Universidade de Lund, na Suécia. Neste caso, o material analisado era o azeite de abacate, ainda pouco usado no Brasil, mas bastante conhecido no México. O produto é capaz de diminuir rapidamente o colesterol, a glicemia e os triglicérides.

Há estudos que mostram a correlação do abacate com a perda de peso, o controle da compulsão alimentar e a redução de gordura abdominal. A fruta contém o beta-sitosterol que ainda tem efeito positivo sobre a imunidade de pacientes com câncer, infecções e até HIV.

Segundo a nutricionista clínica funcional Mariana Lima, o consumo do abacate é versátil e pode ser feito em vitaminas, saladas, molhos, sanduíches, temperado de forma salgada ou doce. No entanto, apesar dos benefícios, a profissional alerta que qualquer dieta com consumo elevado de um alimento é prejudicial. “Ainda que seja de gorduras benéficas como a do abacate, esse consumo pode causar obesidade e doenças relacionadas. A palavra chave sempre deve ser equilíbrio”, finaliza.

Um abacate de 100g tem em média 108 calorias. É considerado uma das frutas mais ricas em gordura, mesmo a gordura sendo de boa qualidade.

 

Fonte: Politicadistrital / AgenciaBrasilia / metropoles
Author: Paula Filizola

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