fbpx
Cidades

Lula se reúne com Papa Francisco para discutir combate à pobreza


Assunto é um dos principais da agenda do Pontífice. reunião entre o brasileiro e o argentino foi intermediado pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández

Lucas Ferraz, Especial para O Globo

13/02/2020 – 14:35
/ Atualizado em 13/02/2020 – 17:25

Encontro de Lula com o Papa Francisco no Vaticano para conversar sobre um mundo mais justo e fraterno Foto: Ricardo Stuckert / Agência O Globo
Encontro de Lula com o Papa Francisco no Vaticano para conversar sobre um mundo mais justo e fraterno Foto: Ricardo Stuckert / Agência O Globo

ROMA — O ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silvase reuniu nesta quinta-feira comPapa Francisco, no Vaticano, em uma audiência privada por quase uma hora. Foi o primeiro encontro entre os dois. A reunião, que não constou na agenda do pontífice, aconteceu na casa de hóspedes Santa Marta, dentro da Cidade do Vaticano, onde mora o argentino.

Leia também:  Em Roma para encontrar o Papa, Lula diz que quer ‘ouvir’

Lula chegou acompanhando por uma pequena comitiva na qual estavam o ex-ministro Celso Amorim (que comandou o Itamaraty nos seus oito anos de governo) e seu fotógrafo oficial, Ricardo Stuckert, que registrou o encontro. Segundo a assessoria de Lula, no encontro o ex-presidente discutiu com Jorge Mario Bergoglio o combate à pobreza — um dos principais temas da agenda de Francisco.

De olho nas leições 2020:  Doria e Witzel costuram encontro no carnaval

A reunião entre o brasileiro e o argentino foi intermediada pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, que visitou o conterrâneo no Vaticano no dia 31 de janeiro.  

Esta é a primeira viagem internacional de Lula após ele deixar a prisão, em novembro. A ida à Itália foi autorizada pela Justiça de Brasília, que adiou uma audiência que ele teria referente à Operação Zelotes desta para a próxima semana. 

Na noite desta quinta-feira, Lula será recebido na Confederação Geral dos Trabalhadores Italianos, uma espécie de CUT local, onde será recepcionado por brasileiros residentes na Itália do Comitê Lula Livre.O ex-presidente deve retornar ao Brasil neste sábado. Segundo informou o Itamaraty, os diplomatas brasileiros baseados em Roma não estão auxiliando Lula na viagem pois ela “não tem caráter oficial”.

Leia Mais

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar