fbpx
Cidades

Mourão rebate Trump e nega desvalorização artificial do real


Para vice, por trás da decisão do governo dos EUA, está uma “tensão geopolítica” gerada pelo protagonismo da China no cenário econômico mundial

afirmou que vai restaurar as tarifas sobre o aço e o alumínio enviado aos Estados Unidos pelos dois países. A sobretaxa sobre os produtos foi adotada no ano passado, em meio à guerra comercial com a China, mas o Brasil e a Argentina tiveram um alívio da cobrança em agosto.

 — Foto: Agência Brasil

 — Foto: Agência Brasil

— Foto: Agência Brasil

A uma plateia de empresários, o vice-presidente da República afirmou que vê com preocupação as manifestações populares contra o governo em países vizinhos, da América do Sul, mas disse respeitar as instituições dessas nações. Para Mourão, a crise política e econômica enfrentada por muitos países leva ao populismo.

“Esse quadro todo gera medo, ansiedade e raiva. Esse sem número de manifestações… É Hong Kong, coletes amarelos na França, nossos vizinhos da América do Sul. É fruto dessa situação instável que o mundo está vivendo, e é nessa hora que o populismo se aproveita”, disse Mourão.

“O populismo gosta de plantar uma mentira doce hoje e, amanhã, a gente colhe uma verdade amarga. Hoje ele oferece tudo, amanhã quem vem atrás vem só limpando o lixo e os problemas que ficaram pelo caminho. Aí o populismo mina a confiança na democracia liberal, que é o nosso regime por excelência, e fomenta conflitos e desordem”, afirmou.

O vice-presidente reforçou que a “situação dos nossos vizinhos obviamente” deixa o governo preocupado, mas “o Brasil vem fazendo todos os esforços diplomáticos e reforçando a confiança que temos nas instituições deles”.

Mourão disse ainda que o projeto do governo Jair Bolsonaro é transformar o país na “mais próspera democracia liberal do hemisfério sul”.

O vice-presidente defendeu a aprovação das reformas tributária e administrativa, além das privatizações e concessões no país. Mourão deixou o evento sem falar com a imprensa.

Leia Mais

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Fechar