Mude de vida com a sua nota do Enem

“O Enem realmente mudou a minha vida”. Essa foi uma das frases usadas por Roberto Paim, de 27 anos, ao falar sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, que desde o dia 18 teve seu resultado divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Agora, milhões de brasileiros podem utilizar o resultado individual para concorrer a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Será que a sua vida também vai mudar?

O Exame Nacional do Ensino Médio mudou a vida de Roberto Paim. Durante a sua infância, ele não teve referências de pessoas que se dedicassem aos estudos na sua família – poucos conseguiram concluir o ensino médio. Por esse motivo, mais novo, Roberto era um jovem sem muitas perspectivas. “Eu achava que depois do ensino médio eu iria trabalhar no comércio da minha cidade e ficaria por ali”, assume.

“Muito eu devo ao Enem. Como eu não tinha dinheiro para pagar uma faculdade privada, eu nem pensava nessa possibilidade. Programas como o Sisu e o Prouni me permitiram ter um olhar mais amplo, enxergar outras possibilidades”, contextualiza o hoje jornalista, que tem emprego fixo mas mantém o pensamento de seguir estudando ainda mais.

De 2011 para cá, Paim já participou de seis edições do programa – na maioria das vezes com o intuito de testar seus conhecimentos. Mas em 2016, as planos foram outros. “Naquele ano, fiz querendo muito fazer outro curso e realizar o sonho que era estudar em uma universidade federal. Consegui novamente e hoje sou aluno de Letras Vernáculas na Universidade Federal da Bahia”.

Hoje, em sua família, Roberto é visto como o exemplo de que é possível ir além, de que é possível, através dos estudos, “ser alguém” na vida. “Hoje, sou um profissional, trabalho com o que eu me preparei por quatro anos na faculdade. Por ser jornalista, ajudo outras pessoas através de histórias reais que conto nas matérias que escrevo. Sem o Enem eu não poderia tentar o Prouni que, por sua vez, me ajudou a custear os meus estudos”, pontuou.

Em 2018, o Exame contabilizou mais de 5 milhões de inscritos, a maioria com o mesmo sonho de Roberto, outros como treineiros ou apenas afim de testar seus conhecimentos. Mas independente do objetivo de cada candidato, uma coisa é certa: o Enem é um dos principais processos seletivos para ingresso em faculdades e universidades do Brasil e até de outros países.

Além do Sisu, as notas do Exame também podem ser usadas no Prouni, Fies ou para o ingresso em universidades de Portugal. Caso não tenha sido suficiente para esses programas, outra opção é pesquisar bolsas de estudo, como as do Educa Mais Brasil. Somente neste semestre, o programa oferta 400 mil bolsas de estudo para o ensino superior. Em 15 anos de história, o Educa Mais já beneficiou 900 mil estudantes. O próximo pode ser você. Acesse o site do programa e confira todas as oportunidades disponíveis na sua região.

Fonte: Bárbara Maria – Agência Educa Mais Brasil

O post Mude de vida com a sua nota do Enem apareceu primeiro em Portal de Notícias Gama Cidadão.

Fonte: .capitaldoentorno / gamacidadao
Autor: Administração de Santa Maria

Comentários estão bloqueados.