No DF, quase 10 mil pessoas justificaram o voto

Tainá Morais
redacao@grupojbr.com

Quase 10 mil pessoas justificaram o voto, neste domingo (7), no shopping Pátio Brasil, na Asa Sul. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) a maioria das pessoas que fizeram a justificativa mudaram de outro estado para Brasília e não realizaram a transferência do título ou estão a passeio e não puderam votar.

Para fazer o processo era necessário preencher um formulário com nome completo do eleitor, número, zona e seção do título antes de chegar aos mesários. “Caso alguém não tenha título, é necessário apresentar apenas o número, caso ela saiba”, explicou um colaborador, que preferiu não se identificar.

Medo e expectativa

O “não poder votar” deixou vários eleitores preocupados com o resultado das eleições. A comerciante Sandra Casteliamo de Araújo, 44 anos, veio de Senador Canedo, cidade que fica a 25 km de Goiânia para poder acompanhar a mãe que está adoentada e não pôde votar em quem mais queria, presidente Bolsonaro. “Mesmo não votando, tenho as melhores expectativas, mas ao mesmo tempo muito medo, que é grande. Queremos mudança, mas temos medo do que possa acontecer com o resultado, principalmente do novo presidente do Brasil”, confessa.

Já a Josileia Lessa Castro, 27 anos, mudou há pouco tempo para Brasília e ainda não conseguiu transferir o título para votar nesta eleição, mas também tem medo de golpes durante a contação de votos. “Tenho receio dos fraudes e o que nos espera daqui pra frente. Bolsonaro tem que ganhar, se não ganhar, é porque algo de errado aconteceu”, afirma.

Falta de informação

Não faltou vontade em votar, mas faltou informação para aqueles que chegaram de outro estado em Brasília. É o caso da professora Jassira da Silva Lima, professora, 54 anos, que está em Brasília há 15 dias e não sabia que havia possibilidade em votar em trânsito. “Eu não sabia que tinha que fazer cadastro até agosto para poder votar em outra cidade. Isso atrapalhou porque eu fazia questão de votar”, disse.

A turista que veio de Paraná, Rondônia, tem esperança que as eleições 2018 irá ‘salvar’ o Brasil. “Acredito no Bolsonaro. Não acredito que ele seja o salvador da pátria, mas eu como professora compactuo com as ideias e propostas dele como candidato”, explica.

Por volta das 17h o processo de justificação foi finalizada.

The post No DF, quase 10 mil pessoas justificaram o voto appeared first on JBr..

Fonte: jornaldebrasilia / aquiaguasclaras / odemocrata / noticiasdebrasilia / capitaldoentorno
Author: Administrador JBr

Comentários estão bloqueados.