Porque a evolução fez os humanos perderem os pelos do corpo?

Sempre que falamos sobre a evolução do homem, nos deparamos com aquela clássica imagem. Na extremidade esquerda vemos um hominídeo, muito similar a um primata. Enquanto no outro extremo podemos ver o homem tal qual o conhecemos hoje. Essa é a imagem usada para ilustrar os diversos estágios da vida humana e as mudanças que ocorreram ao longo dos milhares de anos.

Uma das mudanças que podemos notar de cara, além da mudança na postura, é a presença de pelos. Ou melhor, a falta deles, já que foram desaparecendo, conforme os anos se passaram. Mas afinal, porque perdemos os pelos? Eles não seriam importantes para nossa proteção?

Porque os pelos sumiram?

De fato, os pelos tinham papel importante na vida dos humanos de milhares de anos atrás. Eles permitiam uma proteção extra na pele, já que estavam sempre expostos aos fatores da natureza, inclusive ao frio. No entanto, foram as mudanças climáticas, as principais responsáveis para a perda de pelos.

Há milhares de anos atrás, uma onda de resfriamento mudou a paisagem das florestas. Que se tornaram grandes pastagens. Os pelos que antes ajudavam os humanos a se proteger, no momento de buscar alimentos, deixou de ter tanta serventia. Isso porque nas pastagens, não era preciso escalar muitas árvores, nem nada similar.

Os pelos não desapareceram completamente, foi tudo resultado de uma série de fatores. Outra questão que influenciou ainda mais na perda de pelos, aconteceu após a onda de resfriamento. O calor das savanas ão apenas tornava os pelos desnecessários, como também um empecilho.

Os hominídeos tinham dificuldades para caçar durante o dia. Isso porque com as altas temperaturas e o excesso de pelos pelo corpo, fazia com que sentissem um calor insuportável. E foi assim, que gradativamente, os humanos foram perdendo os pelos. Foi uma espécie de adaptação natural da espécie ao ambiente.

Porque ainda temos alguns pelos?

Como você pode perceber, nós humanos ainda temos pelos. No entanto, estes estão concentrados em regiões específicas de nossos corpos. Isso porque, esses pelos tem ainda utilidade para nossa sobrevivência.

Nossos cílios, por exemplo, são essenciais para a proteção de nossos olhos. São eles que evitam que a poeira entre diretamente nos olhos. As sobrancelhas também são importantes para a proteção da mesma região. Isso porque, ela evita que o suor escorra para nossos olhos.

Os pelos das axilas e da região intima são importantes por outros motivos. São sinais do início da puberdade, ou melhor, servem de aviso para o estágio de vida em que estamos. Além disso, os pelos presentes nas regiões intimas, interfere também nos odores causados e na resposta sexual dos indivíduos com quem nos relacionamos. O que os tornam essenciais para a manutenção da vida humana.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: O que é a Teoria da Evolução? Ela realmente diz que nós viemos dos macacos?

Fonte: A Tribuna

O post Porque a evolução fez os humanos perderem os pelos do corpo? apareceu primeiro em Segredos do Mundo.

Fonte: Amenteemaravilhosa / Tudointeressante/ Gadoo / segredosdomundo.r7
Author: Toni Nascimento

Comentários estão bloqueados.