Será possível reduzir a semana de trabalho para apenas um dia?

Se você é como boa parte dos reles mortais, provavelmente, já sonhou em diminuir a semana de trabalho para apenas um dia. Isso só porque, ainda, precisa trabalhar para ganhar dinheiro. Você deve trabalhar por volta de 8 horas por dia, de segunda a sexta.

Caso esteja achando 40 horas semanais muito tempo, experimente perguntar à Elon Musk como é trabalhar 120 horas por semana. Pelo menos essa foi uma declaração feita por Musk em uma entrevista ao New York Times.

Essas longas jornadas de trabalho acabam excluindo qualquer possibilidade de haver equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Além disso, diversos estudos já comprovaram que trabalhar demais deixa as pessoas tristes, infelizes, consequentemente, improdutivas.

Então, para tentar achar uma solução e fazer com que seus funcionários trabalhem menos, mais felizes e, consequentemente, produzam mais, algumas empresas estão experimentando diminuir o número de horas trabalhadas.

Será possível diminuir a semana de trabalho para apenas um dia?

Será possível reduzir a semana de trabalho para apenas um dia?00

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus funcionários, um recente teste criado na Nova Zelândia ganhou os jornais do mundo depois de cortar a semana de trabalho de cinco para quatro dias.Tá mas, por que 4 e não 3 ou 2, ou 1?1 Além disso, será que existe um ponto de equilíbrio entre a redução de horas trabalhadas e o compensação financeiro?

Diminuir a semana de trabalho em 4 dias

A empresa neo-zelandesa que diminuiu um dia de trabalho na semana de seus funcionários se chama Perpetual Guardian. Ela pediu que seus 240 funcionários fizessem a jornada diária de 8 horas, durante 4 dias da semana, ao invés de 5. Mas, eles continuariam a ser pagos pelos 5 dias.

Pesquisadores da Universidade de Auckland e da Universidade de Tecnologia de Auckland, entrevistaram os participantes depois. E o resultado foi bastante positivo!24% disseram que o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal havia melhorado. Outros 7% perceberam diminuição do estresse. E os cargos de chefia não registraram redução de produtividade.

Diminuir a semana de trabalho melhora a produtividade

O professor de gestão de recursos humanos da Universidade de Tecnologia de Auckland, afirmou à BBC que: “Quando eles começaram o teste, o chefe disse que se eles não conseguissem manter 100% de produtividade, ou próximo a isso, nos quatro dias, então eles voltariam ao horário normal. Então, a equipe teve uma motivação.”

Mas não é só no sul do pacífico que esse tipo de experimento está sendo realizado. A cidade de Reykjavik, na Islândia, publicou em 2016 os resultados de um estudo – que durou um ano – em que metade de um dia de trabalho por semana de [trabalhadores de tempo integral] foi cortado pela metade.

Como resultado, essa pesquisa mostrou que tanto os custos quanto a produtividade continuaram os mesmos, mesmo que tenha sido passado menos tempo no escritório.

Diminuir a semana de trabalho incentiva a vida social

No Japão ser ‘workaholic’, parece que é quase pré-requisito. Inclusive, lá existe uma palavra específica para “morte trabalhar em excesso”. para tentar contornar a situação, o governos criou as “segundas brilhantes”, dias em que os funcionários podem chegar mais tarde no trabalho, uma segunda por mês.

Outro detalhe é que melhorar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional acaba poupando dinheiro das empresas. Isso porque os funcionários felizes têm menos chances de pedirem demissão.

De acordo com o professor associado de Economia e Estratégia, da Escola de Negócios Saïd, da Universidade de Oxford, “Você quer que as pessoas fiquem, porque a rotação de empregados é incrivelmente cara”.

É possível diminuir a semana de trabalho para um dia?

Segundo o autor Tim Ferriss “É improvável que qualquer empresa consiga funcionar com uma equipe aparecendo no trabalho por apenas algumas horas por semana – o livro de Ferriss é voltado especialmente para indivíduos buscando maximizar sua eficiência pessoal.”

Mas cortar o número de horas trabalhadas pode tornar as pessoas mais produtivas – no exemplo da Perpetual Guardian, a semana de trabalho mais curta mudou a forma como a equipe trabalhava para se realizar mais em menos tempo.

Por exemplo, os funcionários chegavam na hora, não saíam cedo e pulavam os intervalos longos.O problema é que não é assim tão fácil. Os experimentos na Suécia e na Nova Zelândia mencionados acima ganharam muitas manchetes na época – mas pouco ouvimos falar deles depois disso.

O professor de Oxford, De Neve, concorda. Cortar mais dias ou horas de trabalho “vai gerar cada vez menos impacto”, diz. “Essas opções estão mais disponíveis e sendo adotadas por mais funcionários”, diz De Neve. “Isso está longe de ser uma invenção só para chamar atenção”.

Fonte: BBC

O post Será possível reduzir a semana de trabalho para apenas um dia? apareceu primeiro em Segredos do Mundo.

Fonte: Amenteemaravilhosa / Tudointeressante/ Gadoo / segredosdomundo.r7
Author: Júlia Marreto

Comentários estão bloqueados.