Seu filho faz xixi na cama? Saiba as possíveis causas

A enurese é a perda involuntária de urina durante o sono em crianças com mais de 5 anos. Antes desta idade, fazer xixi na cama é considerado normal e parte do desenvolvimento infantil. Mas, se a situação persistir no anos seguintes, a situação precisa ser investigada e, na maioria das vezes, a resposta está na genética.

Além de considerar os antecedentes familiares, ou seja, se um dos pais tinha escapes de urina na infância, o diagnóstico deve ser feito com base no desenvolvimento psicomotor da criança. Em 15% dos casos, a enurese pode estar relacionada a distúrbios do sono, bexiga pequena, diabetes, problemas estruturais no trato urinário e dificuldade de acordar durante a noite.

Na maioria dos casos, pequenas mudanças na rotina, como evitar que a criança beba líquidos duas horas antes de dormir e incentivar o xixi antes de deitar e logo ao acordar, resolvem. “É muito frequente que os distúrbios na micção não sejam valorizados nas consultas de rotina. Os pais devem estar atento aos sinais para acertarmos no diagnóstico”, explica Atila Rondon, urologista e coordenador do Departamento de Urologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Segundo o médico, situações assim devem ser solucionadas o mais rápido possível, para evitar problemas de baixa autoestima e transtornos psicossociais como ansiedade e comportamento antissocial. “Punir a criança, expor o problema aos amigos ou familiares não resolve e, pior, atrapalha ainda mais o processo de cura”, ressalta o especialista.

O tratamento inclui orientações comportamentais, medicamentos, fisioterapia específica ou até mesmo, psicoterapia. Rondon reforça, entretanto, que a parte mais importante do tratamento é o apoio da família. “É preciso paciência, carinho e acompanhamento médico constante”, finaliza.

Fonte: Politicadistrital / AgenciaBrasilia / metropoles
Author: Paula Filizola

Comentários estão bloqueados.